Voluntários em Campo

Conexão Peru 2019 – Jogos Pan-americanos

Entendendo que Deus tem movido a história do mundo em favor da expansão de Seu Reino e, convictos da tremenda oportunidade que o Senhor concede à sua Igreja durante a realização de grandes eventos esportivos, a Conexão Voluntários em Campo em parceria com os Atletas de Cristo no Brasil, decidiu enviar 21 voluntários de diversas denominações evangélicas, representando diferentes estados, além dos missionários locais e peruanos que residem no país, para juntos desenvolverem ações evangelísticas com a população peruana, atletas e espectadores dos Jogos Pan-Americanos de 2019. Assim, no último mês de julho, estes voluntários seguiram em direção à cidade de Lima no Peru, para junto com a Primeira Igreja Batista em Lima, transformar a realidade local.

E foi exatamente isso que fizeram. Entre os dias 24 de julho a 07 de agosto, a cidade de Lima foi impactada com a sinalização do Reino de Deus através do Projeto Conexão Peru 2019.

Os voluntários, encorajados depois de um longo e árduo caminho no levantamento de recursos para a viagem, ao desembarcarem em Lima trabalharam duro.

Pudemos ajudar em comunidades no qual a igreja Batista em Lima tem trabalhado.

Distrito de San Juan de Lurigancho (um dos maiores distritos do Peru, tem:

  • 1.500.000 (um milhão e quinhentas mil pessoas aproximadamente);
  • 3º maior distrito com maior número de pedofilia infantil e feminicídio;
  • É um distrito que tem muitas necessidades do evangelho, tem muita idolatria, as crianças são obrigadas/forçadas pelo estado a fazer catequese e estudar, a menos que os pais da criança redija uma carta, dizendo que é cristã e que os pais não autorizam a fazer., O que, muitas vezes, não acontece. Com isso as crianças da congregação local da Igreja Batista, muitas são obrigadas a fazer, mesmo que elas estejam frequentando a congregação, os pais não assinam por serem católicos;
  • Tem uma realidade bem difícil e necessita das nossas orações, pois tem pouquíssimas igrejas evangélicas na localidade, e um alto índice de violência e pobreza.

Distrito de Tayaja é bem parecido com San Juan de Lurigancho:

  • Tem muitas zonas de risco, drogas, prostituição;
  • As ruas que as famílias são divididas como quintas (pequenas ruas onde vivem) e tem muitas crianças que são usadas como aviãozinho para as drogas;
  • Também é uma realidade difícil e de evangelizar, porque muitos deles estão sempre ensinadas a receber algo em troca das pessoas.

Distrito de Rimac é um trabalho novo na igreja (aproximadamente de 3 a 4 meses o início) com jovens universitários. É um pequeno grupo para alcançar os jovens universitários e as pessoas da redondeza.

A equipe desenvolveu um programa consciente da necessidade de uma abordagem relevante e contemporâneas a fim de vencer as barreiras da sociedade peruana. A caravana de voluntários se uniu para juntos oferecerem serviço e entretenimento a turistas e população local, com o objetivo de apresentar o Amor de Deus. Foram utilizadas ferramentas como jogos amistosos, kidsGames, atendimento estético no cuidado da mulher, atividades infantis, além do apoio as atividades da Igreja Local. Além disso, confiantes no poder da oração, intercessores se espalharam pelos locais de atividades para apoiar a equipe em suas ações evangelísticas, contra a forte oposição de parte da sociedade e organizadores do evento contra qualquer manifestação religiosa.

Desta forma, crianças, jovens e adultos, espectadores nas competições, atletas e treinadores, idosos, refugiados venezuelanos, todos eles, receberam de alguma forma o carinho de nossa equipe e nossa oração é para que o que eles viram e ouviram de nós nestes dias, não se perca pelo traçado de suas vidas. Conseguimos alcançar além dos peruanos, venezuelanos, equatorianos, bolivianos, cubanos, porto-riquenhos, mexicanos, colombianos, franceses e brasileiros.

Muitos peruanos e venezuelanos vendo a atitude da equipe, vinham até nós agradecer por estarmos ali levando carinho, amor, dedicando o nosso tempo para eles, pois nunca tinham recebido essa atenção.

O trabalho foi bem produtivo.

Por tudo isso, cremos que a presença de um grupo de voluntários ousados e obedientes ao chamado, dispostos a desafiar uma economia recessiva e injusta como a que vivemos trouxe, um impacto imenso e prolongado sobre a comunidade e igreja local, ajudando assim a despertar a visão dos cristãos locais para as oportunidades de ministério.

Coordenação Conexão Peru 2019